Vais para Ciências e Tecnologias? | Tudo sobre o curso

19:25


É uma escolha importante que resulta numa fase importante, embora praticamente todos já tenham decidido, resolvi fazer este post para que "saibam com o que estão a contar". Queria desde já agradecer a todas as voluntárias.

Como aconteceu o ano passado, neste post  continuei a recolher opiniões sobre os cursos do secundário. Vou começar esta série pelo curso de Ciências e Tecnólogias, mas se escolhes-te outro curso, não vás embora! Haverá um post como este para cada curso.


Se escolheste Ciências e Tecnologias vê aqui as disciplinas que vais ter e por quais podes optar.




Começando com a Andreia Soares ela frequentou o curso de Ciências e Tecnologias e agora esta a estudar no IPB - Ciências Biomédicas Laboratoriais. Ela também é blogger e o blog dela (aqui) é sem dúvida fascinante, passem por lá.






Achas preferível utilizar mala ou mochila e porquê?
Quanto a mala ou mochila, eu sempre preferi mochila pelo simples facto de que me deslocava a pé para a escola e a mala é mais desconfortável.

Cadernos ou será melhor optar por um dossier? 
Quanto a cadernos ou dossier, acho que o dossier se encaixa perfeitamente na universidade, uma vez que estas sempre a trocar de cadeira de "período para período" e acabar por não gastar nem metade de um caderno. Para o secundário eu prefiro o caderno, assim tens tudo lá e bem organizado e nunca perdes nada, porque em folhas é pior chegas a um ponto que não sabes de metade.

Calculadoras gráficas:
A que a meu ver é mais fácil de trabalhar é a casio a cores, eu tenho texas a última que saiu e é muito complicado o sistema acabei por me arrepender.

Geral sobre o curso:
Eu não sei bem o que gostavas de ser no futuro, mas se estiveres indecisa/o e gostares de algo ligado a engenharias, descobertas, trabalhares em laboratório e isso aconselho-te ciências e tecnologias. O que dizem do curso é errado. Tens que estudar tanto para ele como em qualquer outro curso. Mas se levares as coisas direitinho, consegues e acaba por ser bastante simples, falo por experiência própria e não era aluna de cincos a matemática.

Outro conselho que te dou é fazeres resumos para os testes, Ao fim, se juntares tens os resumos para os exames nacionais e não precisas de ter 2 trabalhos.

E Ciências e Tecnologias não é um curso complicado, isso é na cabeça das pessoas. Vais ver que vais ter de estudar mais um bocadinho, mas não é difícil. Além do mais é um curso bastante versátil. Com ele consegues ir para um curso de humanidades, enquanto que ao contrário é muito mais complicado.

Disciplinas específicas
 Biologia e Geologia, eu sou uma apaixonada, por isso para mim foi bastante acessível. Matemática no inicio devido ao que ouvi, tive alguns problemas, porque já ia com aquela ideia que ia ser difícil, mas depois de me empenhar e fazer bastantes exercícios achei fácil. Fisico-química, aí dou te um conselho. Se começares por química empenha-te ao máximo porque física é a parte mais complicada, isto para mim. 

Por isso se gostas desse curso ignora as coisas más que ouves dele porque senão vão te prejudicar. Vai confiante e preocupada para mais um ano de estudo e faz como digo aproveita os resumos que fazer para cada teste ajuda-te imenso, nos exames nacionais e não custa nada.

Exames 11º:
No curso de ciências e tecnologias, no 11º ano faz-se exame as duas disciplinas bienais escolhidas no 10º ano:  Fisico Quimica A, Biologia e Geologia ,ou Geometria Descritiva (podes substituir uma por filosofia, apesar de ser uma disciplina geral) e no 12º ano a Português e Matemática

(imagem retirada da Direção Geral da Educação - dge)

Espero que tenham gostado do post, mas se não se identificam minimamente com este curso, em breve poderão conhecer outros da perspectiva de quem está "por dentro".



Ultimo video: 3 looks para a primavera


You Might Also Like

4 comentários

  1. Que ótima iniciativa, adorei :D

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso <3 Obrigada, beijinhos <3

    ResponderEliminar
  3. Gostei da ideia! Vou para o 12 humanidades, e foi deste tipo de posts que eu senti falta, para me ajudar na escolha!

    Beijinhos,
    https://verdadequeridablog.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe