Vais para Línguas e Humanidades? | Tudo sobre o curso

21:35


Olá!! Aqui estou eu a dar continuidade a este projeto, desta vez falei com algumas meninas de humanidades. Se não estão a pensar neste curso vejam o post sobre Ciências e Tecnologias.


Escolher o curso no secundário trata-se de uma escolha importante que resulta numa fase importante, embora praticamente todos já tenham decidido, resolvi fazer este post para que "saibam com o que estão a contar". Queria desde já agradecer a todas as voluntárias.


Se vais para o curso de Línguas e Humanidades, vê aqui as disciplinas que vais ter e por quais podes optar.






Para o curso de Humanidas a rapariga que "raptei" para esclarecer todas as vossas dúvidas é a Helena Sofia e ela também tem um blog (aqui) por isso não se esqueçam de passar pelo cantinho dela.
A Helena vai agora para o 12º ano e quis partilhar a sua experiência connosco.




Aconselhas usar mala ou mochila, porquê?
Acho que entre mala e mochila, é preferível numa primeira fase usar mochila. São sempre muitos livros e cadernos. No entanto, no 12º ano já aconselho usar mala pois passam a ter menos disciplinas o que facilita o transporte do materiais.

É preferivel usar cadernos ou dossier?
Eu usei sempre cadernos e pessoalmente prefiro! Não aconselho dossier, de tiverem um caderno deixam tudo organizado, com o dossier acabam por perder folhas.
Só aconselho o dossier para terem em casa, como material de resumos (organizem os resumos de cada disciplina), façam resumos é importante!

Qual é o perfil indicada duma pessoa que escolher o curso de Línguas e Humanidades?
Não há um perfil específico, como devem calcular. Mas é claro que uma pessoa que não gosta da parte de letras, história, geográfia, da parte mais teórica da escola. não se enquadra no curso.Uma pessoa com o perfil seria interessado em história, geografia, na parte humana e social, nas línguas e desejar prosseguir estudos nessa mesma área: tradução, jornalismo, letras, direito...
Disciplinas específicas:
Em línguas e humanidades temos obrigatoriamente português, filosofia, história a e inglês! Na matricula temos que decidir que outras duas disciplinas vão fazer parte do nosso currículo. A escolha é entre Matemática Aplicada às Ciências Sociais (macs), Literatura Portuguesa, Geografia A ou outra língua estrangeira
Eu optei por macs e geografia! Macs é fácil no geral, e principalmente no 10 ano. Mas só se tomarem atenção e resolverem exercícios! Basta fazerem isso nas aulas e conseguem muito boas notas, acreditem! Eu fazia isso e tive média de 18 no décimo! No 11º é que complica um pouco, mas se tiverem uma boa professora tudo corre bem, só têm que estudar mais um pouco! Quanto a geografia penso que não e muito indicada para o nosso curso, será mais para economia, mas é sempre bom aprendermos algo mais! Não achei muito fácil, temos que estudar e escrever muito nos testes, mas a dica que dou é que façam muitos resumos e que estejam sempre a par da matéria dada. Tal como a história (que terão os 3 anos, ao contrário das anteriormente mencionadas), aconselho a resumirem tudo para no fim ser mais fácil estudar! E não vão com o pensamento que é muito fácil, é só decorar e já está, porque não é, de todo isso. Têm que saber relacionar, raciocinar, e perceber muito bem, para conseguir combinar e deduzir documentos e conhecimentos! Literatura portuguesa, é no geral a análise de poemas, e será necessária para a área de letras, tradução!
Exames 11º
No final do 11 ano fazem exame às 2 disciplinas que acabam esse ano (macs e geografia, por exemplo) podendo trocar uma delas por filosofia, que é comum a todos os cursos, mas termina também nesse mesmo ano!
Disciplinas opcionais 12º:
No 12 ano têm novas decisões para fazer, continuam com português e história, mas têm que escolher mais duas, psicologia, introdução ao direito, sociologia, economia c ou geografia c! Como na minha escola não há introdução ao direito, que seria bastante útil para direito (como parece óbvio), vou optar por geografia e psicologia que são importantes no curso de ciências e comunicação que penso tirar.
Ao contrário do que disse sobre geografia A, que não fazia muito sentido ser no curso de línguas e humanidades, geografia c, faz todo o sentido, pois já lida mais com os problemas no mundo, ao nível histórico e humano!







(imagem retirada da Direção Geral da Educação - dge)
Espero muito que tenham gostado, se forem para Humanidades espero que tenham ficado mais esclarecidos e caso vão para ciências não se esqueçam de ver o post destinado a esse curso.



You Might Also Like

7 comentários

  1. Gostei muito de te ajudar e ajudar as leitoras do teu blog! É uma decisão importante, pensem muito bem 😘
    E adorei a ideia desta "série", muito útil 👍

    Beijinhos,
    verdadequeridablog.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso deste post e ajudou me imenso uma vez que vou para o secundário no curso de línguas e humanidades e não sabia o que escolher.

    Obrigada,
    beagraca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. em humanidades o ingles é obrigatorio ou troca se por espanhol

    ResponderEliminar
  4. Na minha escola podes escolher o que quiseres eu escolhi como língua estrangeira I inglês e depois opcionais espanhol e geografia

    ResponderEliminar
  5. ole eo sou o carlinhos e benhu pur iste meiu dizer que gostu de brincar com o meu computador para jogar o jogo da cobrinha e nao gosto de linguas e humanidades

    ResponderEliminar
  6. tudo pro quer alho neste caso é mesmo pro caralho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe